Antes de postarmos receitas que se baseiam na mandioca ou em seus derivados, é de suma importância conhecermos melhor esta raiz e entender seus benefícios para a saúde!
Mandioca:
In natura, em forma de farinha, fécula, polvilho e tapioca, a mandioca, também conhecida como macaxeira ou aipim , é um alimento fundamental no cardápio dos brasileiros. Os nordestinos são os que mais utilizam a raiz e seus derivados: 50% do seu consumo vêm do Nordeste do país.
Origem:
A raiz se originou na América do Sul, provavelmente a oeste do Brasil, onde os índios já a consumiam e preparavam farinha desde antes da chegada dos portugueses. Foram eles que desenvolveram técnicas domesticadas de cultivo da mandioca. Não à toa, o Brasil é o principal produtor dessa raiz no mundo, ao lado da Indonésia.
Pirâmide Alimentar:
A mandioca está na base da pirâmide alimentar, com pães, arroz e outras fontes de carboidratos. Os alimentos desse grupo devem ser consumidos diariamente em seis porções no decorrer do dia.
Raízes:
São as partes mais consumidas da planta, são consideradas uma importante fonte de hidratos de carbono (carboidratos), por conter em sua composição grandes quantidades de amido (polissacarídeos).
Folhas:
Ela possui uma das maiores fontes de vitamina A, aminoácidos e sais minerais encontrados em folhas, correspondendo aos nutrientes de 3 cenouras ou 2 pés de alface. É muito rica em vitamina C, ferro, cálcio e vitamina B2. Contêm um teor altíssimo de proteínas, minerais e vitaminas essenciais ao corpo humano e por isso também são consumidas por diversos fins.
Valor nutritivo:
- É rica em vitamina C, que aumenta a resistência do sistema imunológico e melhora a qualidade da pele.
- É rica em vitamina do complexo B, que tem benefícios variados, como ajudar o metabolismo e a digestão, ajudando com a produção de DNA e ajudando o crescimento do corpo e desenvolvimento.
- Favorece a absorção de ferro;
- Atua no metabolismo dos aminoácidos, gorduras e carboidratos;
- É excelente para visão, pele e mucosas;
- É rica em sais minerais : cálcio, ferro, fósforo, potássio
- Tem alto valor energético, a cada 100 gramas, 150 calorias, não possui proteínas nem gorduras
- É fonte de fibras vegetais, ajudando no trânsito intestinal, rico em amido, tem a vantagem de poder ser consumido por pessoas celíacas (que tem intolerância ao glúten), já que não contém glúten. A mandioca é um substituto ideal para usar trigo, centeio ou cevada, que são muito usado popularmente alimentos que contenham glúten. Um bom substituto para a farinha de trigo, farinha de mandioca é, mais nutrientes, sem glúten. Mesmo produtos produzidos de farinha de mandioca, tais como macarrão ou massas, são isentos de glúten. Assim, usando farinha de mandioca garante que você pode desfrutar de todos os tipos de alimentos, o tempo todo manter uma dieta sem glúten.
- Excelente fonte de saponinas, que são muito eficazes contra o colesterol e também atuar como antioxidantes e agentes anti-inflamatórios. Em geral, sua presença ajuda com a gestão dos níveis de colesterol, reduzindo os níveis de acidez no corpo e quebrar resíduos mais rapidamente. Uma vez que mandioca tem este nutriente químico útil em grandes quantidades, todos os benefícios de saponinas pode ser tido através da ingestão de raiz em si.
- Tem um nível elevado teor de manganês, que é um nutriente muito importante para o corpo humano. Ele ajuda na melhoria do funcionamento mental de um indivíduo, bem como ajuda na digestão e absorção dos alimentos. O manganês é disponível em pequenas quantidades em alimentos e está completamente apagada dos modernos alimentos processados e fast, tornando a mandioca uma fonte útil para o seu consumo.
Beneficios:
Além das funções nutricionais, a mandioca ainda pode ser usada como cataplasma para tratamento externo de:artrite, edemas,abcessos. Raiz de mandioca é usada como remédio caseiro para tratar a artrite e reumatismo e síndrome do intestino irritável. Ser um tubérculo fibroso, que ajuda a adicionar fibras dietéticas para ingestão diária de alimentos. Alimentos ricos em fibras reduzem o risco de doenças cardíacas e câncer, bem como ajudando com diabetes. Fibras em sua dieta ajuda a aliviar e diminuir a ocorrência de constipação.
Obs: Na medida certa, ela aumenta a saciedade (daí o sucesso na dieta), dá pique, levanta o astral e, quem diria, reduz os efeitos negativos do stress. Sem falar que é gostosa e custa muito pouco. Raiz de mandioca é bom para a saúde, mas apenas comê-lo não constitui uma dieta equilibrada. Este produto alimentar tem um teor de proteína muito baixo, portanto, a ingestão do corpo de proteína deve ser completada a partir de outras fontes alimentares.
Beleza
As indústrias de cosméticos também apostaram em todos os benefícios que essa raiz possui. Podemos encontrar no mercado várias linhas para cabelos com shampoo, condicionador e máscara que prometem brilho, maciez e auxílio no crescimento.