Quem ama pão tem dificuldade de cortar esse item do cardápio, motivo para que muita gente desista do sonho de entrar num jeans justinho. Mas existem alternativas gostosas e menos engordativas a esse alimento.
Uma delas é a TAPIOCA - uma panqueca típica da Região Norte do Brasil que virou "moda" na turma da dieta, pois oferece quase a metade das 135 calorias do pãozinho.
Outra vantagem: "Feita com a fécula extraída da mandioca (também chamada de goma de tapioca), ela é livre de glúten - proteína do trigo acusada de deixar o organismo inflamado e propenso a acumular gordurinhas", diz Flavia Cyfer, nutricionista do Rio de Janeiro.
E a vantagem principal: a tapioca da maior sensação de saciedade, que faz com que você fique "cheia" por mais tempo, suficiente para uma próxima refeição.
Mas troque os recheios típicos (carne-seca, coco, leite condensado) por opções mais leves e ricas em fibras, que ajudam a reduzir o índice glicêmico da massa.
Assim, a tapioca fica perfeita para quem quer perder peso ou não deseja engordar.
Massa leve
O ideal é preparar a tapioca em casa. Assim, você controla a espessura da massa e seleciona melhor os ingredientes do recheio. Compre a goma de tapioca já hidratada (existem algumas versões nos supermercados), peneire e use duas colheres de sopa, com uma pitada de sal, para preparar uma tapioca com cerca de 70 calorias. Esquente uma frigideira antiaderente pequena e, com a ajuda de uma peneira, espalhe a goma até cobrir todo o fundo. Doure dos dois lados, coloque o recheio sobre a massa ainda quente e dobre. Sirva em seguida.
Os recheios salgados e doces sugeridos (veja abaixo) pela nutricionista Flavia Cyfer combinam com o café da manhã ou transformam a tapioca em uma opção de refeição completa - basta servi-la com uma salada de folhas.
Café da manhã
• Queijo cottage + tomate picado + azeite e sal
• Peito de peru + queijo branco + orégano
• Mussarela light + geleia diet
• Banana aquecida no micro-ondas + canela em pó
• Morango picado + 30 g de chocolate 70% cacau derretido
Almoço ou jantar
Nenhum comentário:
Postar um comentário